Featured Posts

Untitled ngg_pictures
Veja mais
Topo
27 set

Malwee e Hugo Bonemer no CRE8 Experience 2021

Malwee no CRE8 Experience

No último dia 25, rolou o CRE8 Experience, evento que conecta diálogos entre pessoas e empresas com palestras sobre criatividade e inovação. Nesse ano, participamos junto com Hugo Bonemer, que mediou o painel Consumidor do Futuro.

Saiba tudo que rolou no papo, junto com Juliana Ennes, jornalista especializada em sustentabilidade, e Natália Cerqueira, consultora especializada em sustentabilidade ambiental e social na moda.

 

O impacto das nossas decisões

 

A gente vive um momento com excesso de informação e isso pode causar muita ansiedade, principalmente quando o assunto é sustentabilidade. Pessoas que querem tomar atitudes que ajudam o meio ambiente se encontram perdidas em meio a tantas notícias, escolhas e mídia.

Hugo comentou sobre a importância das empresas tomarem iniciativas e se posicionarem de forma mais responsável para “aliviar” essa ansiedade do consumidor. Hoje temos muitas tecnologias que não extraem recursos naturais ou animais em excesso. E tem muita novidade bacana em empresas brasileiras! Ele dá como exemplo nosso Jeans feito apenas com 1 copo de água. Antes de conhecer essa inovação, ele não fazia ideia como um Jeans precisava de tanta água para ser produzido e como isso foi importante para alertá-lo.

 

Uma das perguntas feita no painel foi sobre a responsabilidade do influenciador, que também é um forte agente nas escolhas do consumidor. Existe um peso muito grande no que as figuras públicas estão informando, principalmente em relação ao consumo e sustentabilidade. É legal o influenciador repensar seu papel, mostrar formas de compartilhar cada vez mais atitudes sustentáveis no dia a dia, além de produtos que ajudem a natureza.

Juliana frisou a importância do influenciado também. Nós todos, como consumidores de conteúdo, também podemos controlar o que queremos seguir. Temos que puxar essa responsabilidade para nós mesmos e começar a seguir uma “curadoria” que tenha mais a ver com o que acreditamos e que agregue nas nossas vidas.

 

Empresas X Consumidor

 

Já falamos como as empresas tem um papel fundamental em relação à sustentabilidade. É importante pensarmos também sobre como as empresas comunicam e se posicionam em relação a isso, pois é muito difícil para o consumidor final enxergar a total realidade de cada empresa.

Juliana comentou sobre a importância de terem políticas públicas que pudessem fiscalizar diretrizes sustentáveis na cadeia produtiva, já que nem todas as empresas possuem transparência e criam “greenwashing”.

Natália complementou que, além disso, é importante repensarmos a forma como consumimos. Na moda, o estilo é algo que pode beneficiar muito nisso. Se conhecemos bem o que gostamos de vestir e como somos de verdade, é possível otimizar e melhorar a forma como montamos nosso guarda-roupa, como compramos nossas peças. Ou seja, entender bem seu estilo pode levar a um consumo mais consciente.

O acesso a informação e o direito de escolha foram outros pontos importantes na conversa. Hoje, a realidade é que muitas pessoas não têm opções que caibam com sua realidade financeira e nem sabem o impacto que suas escolhas podem causar ao meio ambiente.

Ambas frisaram a importância da sustentabilidade na educação, além também de mostrar o senso de coletividade desde cedo. Muitas pessoas pensam que nossas ações individuais não farão diferença no mundo. E por isso mesmo, a educação é fundamental para que essa noção fique para trás e que o momento é agora de mudar nossas atitudes e também questionar os processos industriais.

 

Hugo finaliza incentivando a questionarmos as empresas cada vez mais quando compramos produtos. Será que dá para embalar de forma diferente? Por que será que o preço é tão baixo? São perguntas simples que podem fazer a diferença para incentivar empresas a repensarem seus processos.

Adoramos participar do CRE8 Experience, ainda mais junto com Hugo, que adora falar sobre sustentabilidade e iniciativas para o futuro do planeta!

Sem comentários

Deixa sua resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial