A gente vive em um momento com os olhos voltados para o planeta. Quem nunca viu uma notícia sobre aquecimento global, emissão de gases estufa e da importância da sustentabilidade? Na verdade, a gente nem precisa acompanhar notícias para entender que o mundo anda bem maluco. Enchentes, incêndios, frio e calor extremos já mostram como tem algo em descompasso com o meio ambiente.
Vivendo tudo isso, não tem como não ficarmos mais atentos e preocupados com as mudanças climáticas. Dá para imaginar como será no futuro? E o que podemos fazer agora para mudar esse panorama?
É por isso que vamos falar sobre o IPCC e como ele tem tudo a ver com a moda e com as nossas vidas.
Afinal, o que é IPCC?
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, ou IPCC, surgiu para embasar ações políticas em relação às mudanças climáticas. Criado na década de 80 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), milhares de especialistas do mundo todo se unem para elaborar o documento. Ou seja, ele é feito com bases em estudos e dados científicos.
No último dia 9 de agosto, foi lançado o novo relatório com milhares de páginas! E os números foram preocupantes.
Um dos pontos principais foi o aumento da temperatura nas próximas duas décadas, o que acarretará alterações em todas as regiões do planeta! Com o clima mais quente, o derretimento das geleiras também é outro fator alarmante.
Também foi a primeira vez que nós, seres humanos, aparecemos como responsáveis pelo aumento considerável da temperatura climática. Emissão excessiva de CO², queima de combustíveis fósseis e desmatamento são algumas das ações que a humanidade vem fazendo para intensificar esse cenário.
O aquecimento global está atingindo níveis sem precedentes e você deve se perguntar: como isso influencia minha vida?
Com a temperatura mais alta, cada vez mais veremos desastres naturais, extinção de espécies animais e de plantas nos nossos biomas, além do aumento do mar. Isso tudo influencia em como viveremos. Sem água e verde – nossos grandes parceiros para a vida – a gente não vive bem.
A gente quer o bem do planeta!
E o que isso tem a ver com a moda? Tudo!
Sustentabilidade sempre fez parte da história da Malwee. Começamos a nos preocupar com o nosso impacto no planeta há mais de 50 anos e desde então, nossas iniciativas só cresceram. Isso porque a moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo e, como empresa, a gente sabe da nossa responsabilidade. Afinal, nossa moda é feita para durar e fazer o bem para o planeta e para as pessoas.
A gente leva isso tão a sério que nos preocupamos com tudo que fazemos, desde malhas sustentáveis e outros aspectos de preservação da natureza.
Olha só algumas das nossas iniciativas:
- Somos a única empresa de moda brasileira que assinou o compromisso com Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future, pela ONU. A meta é zerar a emissão de gases de efeito estufa até 2050 e a gente tá batalhando por isso! Desde 2013, o Grupo Malwee mensura e reporta suas emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa)
por meio das diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, mantendo um relatório público anual das emissões.
- Reduzimos 75% de emissões de gases do efeito estufa. Atualmente nossa fonte de energia é a biomassa feita com cavaco de madeira de reflorestamento
- 83% da nossa energia é renovável. Utilizamos energia eólica e iluminação LED
Para saber mais, veja nosso relatório de sustentabilidade.
Como ajudar no dia a dia?
Mesmo com dados alarmantes, especialistas do IPCC dizem que ainda dá tempo de mudar! É importante termos reduções drásticas nos próximos anos para diminuir o aquecimento global.
E a gente acredita que a união faz a força! Então, mostramos aqui algumas dicas super simples de como cada um de nós pode ajudar nosso planeta. São coisas que qualquer pessoa pode implementar na rotina e que inclusive fazem bem para saúde!
