Featured Posts

Untitled ngg_pictures
Veja mais
Topo
21 set

Dia da Árvore: Por um planeta mais verde

dia da árvore

Hoje é dia de homenagear a árvore! Sustentabilidade e natureza fazem parte da nossa identidade e não podíamos deixar de falar desse componente vital para a vida no nosso planeta.

Do Salgueiro Chorão ao nosso conhecido Ipê Amarelo, existem milhares de espécies no mundo. Só aqui no Brasil temos mais de 8000 espécies, o que equivale a aproximadamente 14% do total mundial! Incrível, né?

A árvore é símbolo de muitas coisas: vida, humanidade, sabedoria, regeneração. Além disso, ela nos fornece oxigênio, melhora a umidade do ar, nos protege do calor e é lar de muitos outros seres vivos. 

 

Um planeta mais verde é um planeta melhor

 

Infelizmente, as árvores estão desaparecendo no mundo e sofrendo grandes ameaças com o crescente desmatamento.

Por sermos apaixonados pela natureza, nossa preocupação começou há décadas atrás. Vamos contar tudo sobre a história do Parque Malwee e de toda área de preservação ambiental que criamos.

Com paixão pela natureza e pela arte, Wolfgang Weege, fundador do Grupo Malwee, queria deixar seu tributo à ecologia e compartilhar isso com toda a comunidade de Santa Catarina e do Brasil. Inspirado com suas viagens à Europa e suas paisagens incríveis, reuniu espécies de árvores nativas e de outros lugares do mundo e começou a criar o Parque Malwee, inaugurado em 1978 em Jaraguá do Sul.

É uma das maiores áreas de preservação ambiental no estado, com 1,5 milhão de metros quadrados, 16 lagoas
e mais de 35 mil árvores plantadas. Além de ser lar de centenas de aves e outras espécies animais.

A entrada é gratuita e existe um espaço cultural, com acesso a museus e diversas estátuas no local. 

Parque Malwee dia da árvore

Outras áreas de preservação são o Pico Malwee e a Reserva de Fontes e Verdes, também localizados em Jaraguá do Sul/SC. São mais de 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada, juntando esses três pontos.

Vamos falar primeiro do Pico Malwee, outra grande atração da cidade catarinense. Tem mais de 1,4 milhão de metros quadrados e fica a 550 metros de altura. É local para praticantes de esportes, como trekking e voo livre. É lindo e ótimo para relaxar a mente e tem entrada gratuita!

Pico Malwee

Também temos a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE), com 1,3 milhão de metros quadrados. Abriga nascentes da microbacia do Rio Jaraguá e espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. Essa área é destinada exclusivamente para pesquisas científicas, sem acesso aberto a público.

Vamos comemorar o Dia da Árvore relembrando da importância desse precioso recurso natural. No dia a dia é possível ajudar, utilizando produtos com selo de reflorestamento (FSC), assim como 
outras alternativas que podem beneficiar nossa natureza!

Sem comentários

Deixa sua resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial